quinta-feira, 22 de abril de 2010

Aulas de canto e repertório

Muitas vezes o aluno de canto fica perdido sobre que músicas seriam interessantes para ele estudar. Costumo dizer que o aluno deve buscar um repertório para a aula que mais favoreça seu crescimento. Isto quer dizer que deve procurar canções com um nível de dificuldade adequado ao seu estado evolutivo no canto: nem muito fáceis, nem muito difíceis.  Podemos ter no entanto diversos tipos de dificuldade. A dificuldade pode estar na extensão vocal necessária para executar a canção (que muitas vezes o aluno ainda não desenvolveu); na melodia (linhas melódicas com intervalos de semitons geralmente são mais complicadas para um iniciante); no ritmo ( ritmos que o aluno não está familiarizado); na língua ( se for em inglês, francês, ou outra lingua estrangeira); no estilo (há alunos que só conseguem cantar um estilo  e um bom cantor deve se sair bem em praticamente todos, do rock à bossa nova). O professor de canto deve instigar seu aluno a se interessar por vários tipos de música, colocar novas possibilidades e apresentar novos meios para o desenvolvimento da voz e da expressão artística , sempre respeitando os limites e objetivos de cada indivíduo. Deixo abaixo um link da música "Por Toda a minha vida" (Tom Jobim/ Vinícius de Moraes), que pode ser considerada um exemplo de dificuldade melódica, como a maioria das canções do mestre Tom.
http://www.youtube.com/watch?v=UWBmUF4uItg

Nenhum comentário: