sexta-feira, 10 de abril de 2009

Cantando ao vivo na TV com laringite


Neste último domingo dia 05 de abril estive novamente no programa de TV Domingão do Faustão, representando a cantora canadense Celine Dion. Estava com uma laringite de causa alérgica já por duas semanas e seriamente preocupada como seria minha apresentação. Cantar ao vivo, uma música como "Because You loved me", e ainda com laringite... Infelizmente tive esse "azar" de começarem a pintar meu prédio no mês da apresentação na TV. O que fazer? Sou muito alégica a cheiros fortes, poeira, fumaça...

Cantor tem dessas coisas... A voz que muitas vezes se mostra tão "poderosa" aos ouvidos do público na verdade pode ser algo muito, muito frágil...

Doses de nervosismo também pioram muito a situação... A cobrança interna é grande. E a de fora, neste caso, também; principalmente em tempos de you tube, onde todos vêem e revêem cada detalhe, cada nota, cada respiração do cantor. Quando o cantor é conhecido, todos desculpam suas falhas...Mas este não era meu caso.

A pior coisa para um cantor é não poder contar com a voz que ele sabe que tem...

Após semana de estresse, algumas consultas médicas , uma videolaringoestroboscopia, comprimidos antiinflamatórios e garrafas e mais garrafas de água, minha voz foi retornando ao que era bem devagar... Ainda estava um pouco mais grave do que o normal devido ao edema nas pregas vocais, mas deu para cantar satisfatoriamente na TV. Os agudos ficaram um pouco prejudicados mas, muitas vezes, nós cantores, temos que saber que nosso instrumento é realmente bem delicado... A chance não iria surgir por duas vezes e eu teria que ir de qualquer jeito, ou melhor, com a voz que estivesse...

Todo cantor deve ter um médico otorrinolaringologista de confiança que possa "salva-lo" num momento crítico como esse! Além de bom médico, ele deve ter como qualidades a paciência e a compreensao da dinâmica tão delicada que é cantar. Nossa voz falada pode até estar pouco alterada, mas cantar exige um refinamento muito superior!

Obrigada mais uma vez a todos que me apoiaram nesta "empreitada" : Paula Otero, Dr. Bruno Niedermeier, Dra. Vania Dantas, aos fã-clubes da Celine Dion no Brasil, amigos e familia!


4 comentários:

Unknown disse...

Querida Patricia!

Devo confessar que a cada dia você me surpreende mais, não somente pela pessoa linda que você é , mas principalmente pelo seu profissionalismo e pelo seu talento.
Amo Celine há 16 anos e você foi um presente para mim...É maravilhoso ver uma brilhante artista espelhar-se numa pessoa tão especial, como Celine é para mim.
Quanto à apresentação no programa do Faustão não vi problema algum em sua voz, mas também acredito que somente você sabe os percalços que teve de enfrentar.
Torço pelo seu sucesso cada dia mais...
Beijo grande
Andreia Brience

Paula Otero disse...

Patricia,
acredito que o profissionalismo se deve não somente à eficiência no fazer, mas também na constante busca pelo aperfeiçoamento, reconhecendo com humildade que nunca saberemos tudo, e que mesmo assim sabemos muito mais do que supomos. Nossas aulas abriram para mim um novo canal de conhecimento e descobertas,muito além da eficiência.Sei o que fazer quando tenho alguma dor articular ou muscular, mas jamais saberia lidar com o aparelho vocal se não tivesse sua orientação.Sei muitos caminhos do corpo na dança, mas está sendo incrível descobrir os caminhos da voz no corpo!

Obrigada

Anônimo disse...

Patricia
Você realmente é uma profissional maravilhosa, porque nada percebi em sua apresentação que não fosse, voz, sentimento, interpretação.Se existia um problema vc soube superá-lo muito bem. Voc~e merece muito sucesso. Um Beijo
Marina Notz

Gilson Prior Micelli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.