quinta-feira, 12 de março de 2009

A PREPARAÇÃO CORPORAL

Tenho acompanhado na minha atuação como preparadora vocal a carreira de diversos atores. Muitos deles possuem um talento incrível e uma preparação corporal admirável, mas poucos puderam dedicar-se ao estudo de suas vozes, seja com uma fonoaudióloga ou uma professora de canto.
Quanto aos cantores, vemos o contrário. A maioria estudou canto, fez sessões de fonoaudiologia, aulas de “impostação de voz” mas se esqueceu de preparar o corpo para sua atuação.
É preciso que tenhamos uma maior consciência de que o corpo e a voz estão interligados. A postura pode interferir na emissão de um agudo “saudável”; a posição do pescoço, a movimentação de braços, também são importantes.
Segundo Sataloff (1991), todo o sistema corporal afeta a voz; Souza Mello (1988) afirma que todo o corpo colabora na produção da voz.
Como professora de canto posso confirmar isto toda semana em meus alunos. Como cantora sempre percebo a importância da preparação corporal em meus shows. Até mesmo a forma como seguramos o microfone pode interferir na nossa performance!
Tudo isto ficou mais evidente para mim após minha participação no quadro “Imitadores” do Faustão em 01 de março deste ano de 2009, onde tive que interpretar a cantora canadense Celine Dion. Não era simplesmente cantar a música de Celine tentando aproximar nosso timbre de voz da melhor forma possível. Além disso, eu deveria ter a postura de Celine, o andar de Celine, os gestos de Celine, segurar o microfone exclusivamente com a mão esquerda, como Celine. Para tal tarefa chamei minha preparadora corporal e amiga Paula Otero. Já fazíamos um trabalho de expressão corporal para meus shows, onde interpreto grandes divas internacionais. Mas agora era diferente! O vídeo de Celine estaria passando atrás de mim e os mais sutis movimentos ficariam registrados! Passamos o carnaval trabalhando o corpo – e não foi sambando nos blocos aqui do Rio! O resultado foi bastante gratificante! Obrigada Paula Otero! Você fez parte desta vitória! Quem quiser saber mais sobre esta incrível profissional é só acessar:
http://www.bomprocorpo.blogspot.com/

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bacana o texto. Parabéns.