segunda-feira, 31 de maio de 2010

O aquecimento vocal e sua importância


 O cantor popular ou erudito pode ser considerado um atleta vocal, já que seu aparelho fonador é altamente requisitado durante suas apresentações públicas. De acordo com Pinho (2001) no canto, as pregas vocais devem estar preparadas para realizar movimentos precisos e rápidos, atingindo notas bastante agudas ou ainda em forte intensidade, muitas vezes associadas à movimentação corporal e à dança. Desta forma o cantor deve preparar-se para esta sobrecarga muscular, aquecendo a musculatura do aparelho fonador, integrando os sistemas respiratório, laríngeo e ressonantal e prevenindo possíveis lesões que levem à redução de sua performance.


O desaquecimento vocal também possui relevância para o cantor, já que “favorece o retorno ao ajuste fonoarticulatório da voz coloquial, evitando abuso decorrente de utilização prolongada dos ajustes do canto, ou seja, pitch mais elevado e loudness muito forte” (Baxter, 1990; Francato e col., 1996; Behlau e Rehder, 1997; Costa e Silva, 1998 apud PINHO,2001, p.100).
 
Através do aquecimento vocal “há aumento da flexibilidade dos músculos responsáveis pela produção da voz, preparando a emissão para o canto” (Baxter, 1990; Sataloff, 1991; Francato e col., 1996; Campioto, 1997, Behlau e Rehder, 1997; Costa e Silva, 1998 apud PINHO, 2001, p.99 ) e há aumento do fluxo sanguíneo para a região das pregas vocais segundo Costa e Silva (1998 apud PINHO, 2001).


O aquecimento vocal possibilita ainda adequada coaptação das pregas vocais, favorecendo maior componente harmônico, diminuindo o fluxo de ar transglótico. A mucosa das pregas vocais fica mais solta, permitindo maior intensidade e projeção à voz, além de melhor articulação dos sons ( Francato e col, 1996 apud PINHO, 2001).

Pinho (2001) sugere a utilização de vocalizes com vibração de lábios e língua e escalas ascendentes como exercícios de aquecimento vocal. Haveria grandes benefícios, dentre os quais a irrigação de tecidos, a liberação das articulações e o fortalecimento da musculatura, por meio de contrações dos músculos intrínsecos e extrínsecos da laringe. Exercícios com vogais nasais favoreceriam a projeção e efetividade glótica.

* texto retirado da monografia " A importância do aquecimento vocal em cantores antes das apresentações"  por Patricia Maia (2005).

Um comentário:

ESCRITOR LUIZ LÓES disse...

OI COMO TE DIZE NO ORKUT, MEU PAI ERA TB FONAUDIOLOGO, ACHOP QUE VC GOSTARIA DE VER OS MANUSCRITOS DELE, , ME DIGA SE QUISER TÁ ? BEIJÃO ! Vendo meus livros pelo correio para qualquer lugar do Brasil e Mundo! 10,00 o de poesias e aventuras e 8,00 os infantis . chegam em 3 dias úteis na sua casa autografados.após receber,voce faz o depósito na minha conta bancária ok? IVAN LINS fala sobre meu livro UMA SUPER AVENTURA NO DEDO DE DEUS ! "A IMAGINACÃO DE LUIZ LÓES ATRIBUI A SERRA DOS ORGÃOS E SEUS PICOS FRAGOSOS A PRESENCA DIVINA, QUE NAO SÓ ENCANTA TERESÓPOLIS, MAS ARREBATA AS CRIANCAS NA PROCURA DE DEUS! e KLEITON E KLEDIR falam sobre meu livro de poesias: "LUIZ LÓES FAZ UMA POESIA ICONOCLASTA E SEM SUBMISSÕES, POSICAO CORAJOSA DE QUEM PERCEBE UM NINHO DE RATOS EM QUE SE TRANSFORMOU A SOCIEDADE MODERNA. A CRITICA PELA CRITICA POUCO LHE IMPORTA !RESPIRAR POESIA,CAMINHAR POESIA, ENFIM ESCREVER CROMPROMETIDO APENAS COM A INSPIRACÃO MANDÁLICA QUE ESSE POETA TRAZ DE UMA FORMA TÃO TRANSPARENTE NA SUA VIDA E NA SUA OBRA !http://www.youtube.com/watch?v=lx1_GxPgc_M
http://www.youtube.com/watch?v=wZp6ZUxO6t8
http://www.youtube.com/watch?v=Q2GNH7_eDww