sábado, 7 de fevereiro de 2009

Celine Dion

Ontem estava assistindo ao DVD da cantora canadense Celine Dion. Que voz! Que profissionalismo! Pude me sentir menos E.T. quando vi no making off todos os cuidados que ela toma com sua voz.
Ela também faz inalação antes da passagem de som! Toma água como louca antes e durante o espetáculo! Faz massagem na musculatura do pescoço e ombros antes e após o show! Realiza vocalizes e exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal! Toma muito cuidado com gripes e alergias ! Come alimentos especiais no dia do show!
Muitas vezes, em minha carreira como cantora me senti como alguém “de outro mundo”. Quando pedia para alguém não fumar perto de mim, ou quando dizia que fazia inalação antes de shows ouvia piadinhas e brincadeiras. A quantidade de água que eu consumo por show também já foi alvo de algumas chacotas.
Isso sem contar nos risos provocados pelos “sons estranhos” que produzo para aquecer a voz! Claro que levo tudo isso na esportiva! Meus colegas, não estou reclamanado de vocês não, hein?
A questão é que poucas pessoas sabem como é difícil manter uma voz saudável no ambiente de trabalho em que vivemos. Para o cantor comum (como eu) é difícil mesmo manter uma rotina de cuidados com a voz. Ficamos muitas vezes num ambiente ruidoso, onde temos que realizar competição vocal para nos comunicar, repleto de fumaça, com alimentos gordurosos para consumirmos, dentre outros problemas. Entretanto, devemos ir “driblando” todos estes obstáculos e ir protegendo nossa voz como podemos.
O prazer de chegar naquele determinado agudo, com a voz límpida e sem dificuldades é uma recompensa valiosa! E ainda sair do show com a voz com qualidade não tem preço! Obrigada Celine pelo show de talento e seriedade com sua arte! Fiquei mais fã ainda!

4 comentários:

william dion disse...

VC FOI MARA

Anônimo disse...

É preciso tomar muita água, o mais dificil é controlar a vontade de fazer xixi depois.

Junior disse...

Patricia... texto muito bem escrito.
Tb moro no rio e gostaria de tirar umas duvidas musicais com vc.
Vc tem msn?
abraco

Anônimo disse...

patricia amo seu trabalho assim como amo o trabalho da celine dion vc canta muito continua assim, ah vc parece com a celine