segunda-feira, 7 de maio de 2012
Maroquinhas Fru Fru : Teatro dos Quatro 12/05/12
Olá pessoal! Neste próximo sábado estréia a peça "Maroquinhas Fru Fru" no Teatro dos Quatro, Shopping da Gávea. Tive o prazer de fazer a preparação vocal deste lindo espetáculo com um texto maravilhoso de Maria Clara Machado. A direção é de José LAvigne. Músicas e direção musical de Tomé LAvigne. Na foto abaixo, estou no ensaio com Patrícia Batitucci, Juliana Guimarães e Mariana Bassoul e Márcia Rubin.
Mais em:
http://vejario.abril.com.br/criancas/teatro/maroquinhas-fru-fru-683747.shtml
domingo, 11 de março de 2012
Nebulização com soro fisiológico
Amigos, fica mais uma dica. Antes de seus espetáculos, shows, gravações ou quaisquer atividades onde a voz será usada de forma intensiva, vale a pena utilizar a nebulização com soro fisiológico como medida de proteção às pregas vocais. A nebulização propicia umidificação direta das pregas vocais, facilitando a vibração e o reduzindo o atrito entre elas.
Abaixo deixo o link de uma matéria sobre Ivete Sangalo e como ela consegue manter sua voz durante os dias de carnaval, através deste recurso.
http://noticias.terra.com.br/interna/0,,OI466139-EI4498,00.html
Abaixo deixo o link de uma matéria sobre Ivete Sangalo e como ela consegue manter sua voz durante os dias de carnaval, através deste recurso.
http://noticias.terra.com.br/interna/0,,OI466139-EI4498,00.html
sábado, 18 de fevereiro de 2012
Preparação vocal em estúdio - Leandro Vinícius
Esta semana estive em estúdio realizando preparação vocal de um talento surpreendente : Leandro Vinícius, de apenas 12 anos! Produção: Rogério Vieira. Ele esteve no programa Raul Gil e encantou a todos..Vejam que talento e que simpatia! Sucesso Leandro!!!
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Mais uma vez Celine...
Em 2009 tive a honra de interpretar uma música da Diva Celine Dion no Domingão do Faustão. Foi uma experiência incrível apesar da enorme responsabilidade de representar essa incrível cantora totalmente ao vivo na televisão, para milhões de pessoas. Hoje saiu uma matéria no site do Globo sobre essa minha participação no programa, quem quiser conferir:
http://tvg.globo.com/domingao-do-faustao/Memoria-Domingao/noticia/2012/02/imitadores-do-brasil-ganham-fama-e-projecao-depois-do-domingao.html
"Patricia Maia foi uma das vozes do quadro em 2009.
http://tvg.globo.com/domingao-do-faustao/Memoria-Domingao/noticia/2012/02/imitadores-do-brasil-ganham-fama-e-projecao-depois-do-domingao.html
"Patricia Maia foi uma das vozes do quadro em 2009.
A cover de Celine Dion já foi backing vocal de Marcelo D2, e hoje divide seu tempo na carreira solo com atividades atrás dos palcos: “Ministro aulas de canto, sou fonoaudióloga e preparadora vocal”.
Imitar Celine Dion é um grande desafio, ainda mais quando é uma apresentação ao vivo no palco do Faustão. “Ganhei apoio dos fã-clubes da Celine e fiz diversos shows depois que fui ao programa”, relembra Patricia."
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Preparação Vocal em Estúdio MK Records
Semana passada estive em estúdio realizando a preparação vocal e acompanhando a gravação do cd da cantora Flor de Lis, pela MK Records. Sucesso!
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Preparação vocal em estúdio
Semana passada tive o prazer de trabalhar com uma cantora muito talentosa, a Pamela, nos estúdios da MK Records. Como fonoaudióloga e professora de canto, realizei a preparação vocal, com orientações sobre aquecimento vocal, sobre saúde vocal, além de exercícios específicos para auxiliar na produção vocal na gravação de seu cd. Algumas dicas podem ser bastante pertinentes e auxiliar o cantor a conseguir uma voz ainda mais bonita, a atingir melhor as notas mais agudas ou as mais graves de sua extensão vocal. Parabéns Pamela! Sucesso!
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Sobre a fala, voz e corpo
Sobre a fala, voz e corpo
Texto organizado pela Fga. Patrícia Maia Tavares a partir do livro Manual do ator (Stanislaviski)
A fala musical abre-nos infinitas possibilidades de expressar a vida interior em cena. O que podemos expressar através de nosso registro comum de cinco ou seis notas? A fala é música. A pronúncia, em cena, é uma arte tão difícil como o canto. Exige treino e uma técnica que beira a virtuosidade. Quando um ator acrescenta um intenso ornamento sonoro ao conteúdo vivo das palavras, posso entrever, através de uma visão interior, as imagens que foram configuradas por sua própria imaginação criadora. Todo ator deve ter uma pronúncia e dicção excelentes. Ele deve sentir não só as frases e palavras, mas também cada sílaba e letra. Para o ator uma palavra uma palavra não é apenas um som, mas também a evocação de imagens. O trabalho do ator é insinuar, nos outros, as suas visões interiores e expressa-las em palavras.
As palavras e a maneira de dize-las são muito mais reveladoras em cena do que na vida real. Um ator deve conhecer sua própria língua em todos os seus pormenores. As falas, tão repetidas nos ensaios e em inúmeras representações, acabam sendo mecanicamente repetidas. O conteúdo interior do texto se esvai, e tudo o que resta é uma sonoridade mecânica.
O primeiro trabalho a ser feito com a fala é dividi-la em medidas e determinar as pausas. A pausa lógica configura mecanicamente as medidas, frases inteiras do texto, e assim contribui para a inteligibilidade; a pausa psicológica dá vida aos pensamentos. É um silencio eloqüente.
Ela ajuda também a transmitir o conteúdo subtextual das palavras. Se a ausência da pausa lógica torna a fala ininteligível, sem a pausa psicológica ela não tem vida. Há também um outro tipo de pausa que é suficiente apenas para uma breve inspiração de ar.
Letras, sílabas, palavras: são estas as notas musicais da fala, a partir das quais formam-se compassos, árias, sinfonias inteiras. Não é sem razão que se costuma descrever uma fala harmoniosa como sendo musical. As palavras ditas com ressonância e arrebatamento provocam uma impressão mais profunda. Na fala, como na música, há uma grande diferença entre uma frase pronunciada em semibreves, semínimas ou semicolcheias, ou ainda, quando se lança mão de terças ou quintas. No primeiro caso, o efeito é de calma; no segundo, de nervosismo e agitação.
Muitos atores que descuidam da fala pronunciam as palavras com uma velocidade tão irrefletida e estouvada, sem arremata-las de forma clara e inteligível, que terminam por dizer frases pela metade, quando não inteiramente mutiladas. Muitos atores carecem de um treino apurado em dois importantes elementos da fala: por um lado, suavidade, ressonância e fluência e, por outro, rapidez, leveza, clareza, vivacidade e na pronúncia das palavras. O ritmo bem delineado da fala facilita a sensibilidade rítmica. Mesmo quando não entendemos o significado das palavras seus sons nos afetam através de seus tempo-ritmos. O tempo-ritmo adequadamente determinado para umapeça ou papel pode, por si mesmo e intuitivamente (automaticamente, em algumas ocasiões), tomar conta dos sentimentos de um ator, e nele estimular uma sensação verdadeira de estar vivendo o seu papel.
A voz bela, vibrante, expressiva e poderosa é um dos maiores dons de uma natureza voltada para a criação.
Assinar:
Postagens (Atom)